A Associação Espírita Leopoldo Machado de Campina Grande - PB, como bem se traduz através da sua denominação, tem como patrono o espírita e missionário Leopoldo Machado.
Leopoldo Machado nasceu em 30 de setembro de 1891 em Arraial de Cepa Forte, atual município de Jandaíra na Bahia. Após contrair matrimônio em 1927 com Marília Ferraz de Almeida, mudou-se para a cidade Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, lá iniciou uma série de trabalhos colaborando para a divulgação da doutrina espírita e da realização da caridade.
Leopoldo Machado foi um grande líder no espiritismo e incentivador da mocidade espírita, “foi um das figuras mais importantes do Espiritismo brasileiro. Poeta, escritor, dramaturgo, orador e ativista, ele promoveu um rejuvenescimento no movimento, com sua Campanha do Espiritismo de Vivos, em que agitou os centros, centralizados na relação com os ‘mortos’. Leopoldo provocou uma reação e melhorou a participação de estudiosos, expositores e influenciou na realização de cursos e aulas sobre a Doutrina. Uma das maiores contribuições que ele deu foi a criação vigorosa das Mocidades Espíritas.
Graças a ele, rompeu-se o círculo fechado dos centros com a entrada de jovens no movimento. As Mocidades Espíritas representaram uma injeção de vigor e rompimento do status sonolento das entidades doutrinárias. Em decorrência do confronto de jovens com os ‘mais velhos’ deu-se nova dimensão ao Espiritismo.” (Leopoldo Machado por Abstal Loureiro).